sábado, 1 de junho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU INVESTE EM ATIVIDADE FÍSICA




A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), está atuando na valorização profissional. Sob esta perspectiva, está em elaboração um projeto para estimular nos guardas municipais (GMs) a prática de atividades físicas e esportivas com objetivo de garantir meios para o servidor conquistar uma vida mais saudável e um bom preparo físico.

De acordo com o diretor geral adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza, a Semdec disponibilizou o complexo esportivo da nova sede do órgão, que conta com uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva. "Vamos otimizar a estrutura física e aproveitar o material humano da GMA, que conta com profissionais de Educação Física. Todo o trabalho será voltado inicialmente para o efetivo. A nossa expectativa é atingir, no futuro, os familiares dos guardas, buscando humanizar ainda mais a GMA ", explicou.

A iniciativa atenderá o efetivo em atuação que conta com aproximadamente 400 profissionais. Entre as modalidades ofertadas estão natação nos três níveis (iniciante, básico e avançado), hidroginástica, judô, jiu-jitsu e defesa pessoal. "Aliado a este projeto de condicionamento físico e preparação, já está programada uma turma formada pelos filhos do GMs para as aulas de judô e jiu-jitsu", adiantou o tenente.

Serão 16 guardas graduados na área que ficarão responsáveis por orientar os praticantes. Além disso, haverá a avaliação física prévia dos GMs que ingressarão na prática esportiva. De acordo com o diretor adjunto, serão realizados exames clínicos como aferição da pressão arterial, glicemia, avaliação do índice de massa corpórea (IMC), entre outros.

Ginástica laboral

Para trabalhar a consciência do guarda para a importância e os benefícios da prática de atividades físicas, já está prevista a realização da ginástica laboral. "Todos os postos de serviço receberão a visita de um profissional para conduzir a atividade que alivia o estresse, melhora a postura do corpo, melhora a saúde, diminui o sedentarismo e aumenta a motivação", disse o tenente.

Clube de Corrida da GMA

Durante a reunião com a equipe de guardas que trabalharão no projeto, o diretor Jonatas anunciou a criação do 1º Clube de Corrida da GMA. O grupo vai desenvolver as atividades no Parque Augusto Franco (Sementeira), onde está localizada a sede da GMA.

Ascom/GMA

Nenhum comentário: