quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fórum quer Conferência Municipal de Cultura em São Cristóvão

Por Thiago Fragata
 Historiador Thiago Fragata entregou ofícios a Secretária Dilene Job.(Divulgação)

Historiador Thiago Fragata entregou ofícios a Secretária Dilene Job.(Divulgação)
A sociedade civil organizada, de São Cristóvão, por meio da representação de potenciais e respeitados agentes culturais do território, entre eles a Associação de Cultura e Arte de São Cristóvão (ACASC), Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), Ação e Cidadania Popular João Bebe-Água (ACIJOBA), Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS) e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA), esteve reunida, no último sábado, e constituíram no último sábado, 20/7, o Fórum Pró-Conferência Municipal de Cultura de São Cristóvão.
Como uma das primeiras ações, o fórum encaminhou, nessa segunda feira (22/07) ofícios a prefeita Rivanda Farias e a Secretária de Cultura Dilene Miranda Job solicitando uma reunião com objetivo tomar ciência acerca das ações que o município esteja desencadeando para a realização da Conferência Municipal de Cultura, etapa preparatória que qualifica as discussões.
Tal iniciativa pressupõe a manifestação da sociedade civil organizada, na busca por assegurar a efetiva participação do município junto a III Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer em novembro, ressaltando ser essa cidade uma referência no cenário nacional e internacional em termos de patrimônio cultural.
Thiago Fragata, representante do Fórum, explicou que de acordo com os regimentos emitidos pelo Ministério de Cultura a prefeita Rivanda Farias deve convocar via decreto a referida Conferência para que etapa municipal possa ser realizada respeitando o prazo: 11 de agosto. Lembrou ainda que o município de São Cristóvão, esteve representado na última conferência nacional (2010) e que mobilizou a aprovação de várias propostas benéficas ao município e ao Estado de Sergipe, entre elas a obtenção do Título de Patrimônio da Humanidade conferido à Praça São Francisco de Assis. Uma vitória da cultura para o município e o Estado de Sergipe.
O Fórum Pró-Conferência Municipal de Cultura de São Cristóvão tem o apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED/SE) e do Fórum de Secretários Municipais de Cultura de Sergipe.

Fonte:SEnoticias.com.br

Nenhum comentário: