quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Historia,para que possamos entender um pouco o mundo que vivemos

Ricardo coração de leão é capturado.

No final do ano de 1191 o Rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão, retornava para seu reino após três anos combatendo na Terra Santa. A cruzada de Ricardo, embora bem sucedida em alguns aspectos, terminou em fracasso, pois Jerusalém permaneceu na posse de Saladino.

Para infelicidade de Ricardo o navio no qual viajava acabou por naufragar na costa croata obrigando o Rei a fazer a viagem a pé. Ricardo esperava levar sua hoste até a Saxônia onde poderia pegar outro navio e finalmente retornar a Inglaterra. Entretanto havia um problema, para chegar a Saxônia deveria passar pelas terras de seu inimigo jurado: o Duque da Áustria.

Leopoldo da Áustria havia liderado o que restara das forças cruzadas germânicas após a morte do Imperador Frederico Barbarossa, que se afogou em um rio na Turquia quando estava a caminho da Terra Santa.

Quando os germânicos finalmente chegaram a Terra Santa o cerco da cidade portuária de Acre estava em andamento. Devido ao esforço conjunto dos cruzados a cidade acabou por ser tomada. Os lideres Europeus hastearam suas bandeiras, símbolos de seus reinos na muralha de Acre. O Duque da Áustria, como líder da força germânica, também o fez colocando sua bandeira na mesma altura que os demais.

Ricardo achou aquilo uma afronta a sua dignidade real e ordenou que seus homens jogassem a bandeira do Duque na latrina do exército. O Duque ficou extremamente ofendido com tal ato decidiu retornar para a Áustria jurando vingança a Ricardo pela desonra a sua Casa.

Mesmo disfarçado a comitiva de Ricardo, que atravessava a Áustria, chamava muita atenção pela ostentação de riqueza e os estranhos forasteiros chegaram logo ao conhecimento do duque. Quando soube do naufrágio do rei inglês, o duque não teve duvidas de quem era os viajantes, começando então uma caçada humana.

Ricardo acabou sendo capturado em vilarejo próximo de Viena. O rei tentou se disfarçar de templário, mas não adiantou e o leão foi parar atrás das grades. Sua prisão durou quase dois anos até que sua mãe pagasse o regaste. Quando Ricardo retornou a Inglaterra encontrou seu reino falido graças a sua cruzada e o pagamento por sua liberdade.

Texto de Thiago Albuquerque (Autor convidado)
Administração Imagens Históricas

A equipe do Imagens Históricas buscou informações a respeito de maiores referências da imagem, para creditá-la. Entretanto, nada foi encontrado. Caso a encontrem, gostaríamos que nos alertassem via e-mail, por gentileza: imghistoricas@gmail.com.

Bibliografia:

RESTON, James, Guerreiros de Deus.

RUNCIMAN, Steven, A história das cruzadas.




Fonte:https://www.facebook.com/HistoricasImagens?hc_location=stream

Nenhum comentário: