quarta-feira, 7 de agosto de 2013

São Cristóvão faz III Conferência Municipal de Cultura

III Conferência Municipal de Cultura no Convento
São Cristóvão faz III Conferência Municipal de Cultura
(Foto: Jr.Ramalho)
A Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (FUNDACT) deu início na manhã desta quarta-feira, 7, a III Conferência Municipal de Cultura, realizada no Convento do Carmo – Praça São Francisco. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, o evento busca a excelência na adversidade cultural de São Cristóvão e sua comunidade.
A Conferência Municipal teve em sua abertura apresentações dos folguedos folclóricos “Reisado de mestre Satur” e “Caceteiras de mestre Rindu” encantando convidados, turistas e a população que passava em volta. Após a apresentação, conferencistas e palestrantes seguiram para a abertura oficial da formalização do Plano Municipal de Cultura, à integração ao Sistema Nacional de Cultura.
A mesa foi composta por autoridades e representantes da cultura sergipana. Entre eles, a prefeita Rivanda Batalha, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a secretária da FUNDACT e presidente da Fundação João Bebe Água, Dilene Job, a vice-presidente da Funcaju, Aglaé D’Avila Fontes, o assessor cultural da PMSC, Robson F. Viana, o diretor administrativo financeiro da Emsetur, Armando Batalha Júnior, a representante das Bonequeiras, Carmem Lúcia, o mestre Seu Jorge e o presidente do Fórum de Secretários de Cultura, Irineu Fontes.
“Estou feliz por este momento de conscientização entre a sociedade civil e a gestão pública. Vocês formam elos fortes que compõe a corrente do crescimento turístico e cultural da nossa cidade. Sergipe precisa conhecer São Cristóvão, mas, para isto, é preciso fomentar nossa cultura. Vou dar o melhor de mim para que o município consiga chegar ao melhor patamar possível: de emprego, renda e valorização”, diz a prefeita, Rivanda Batalha.
PAC Cidades Históricas – Ela destacou ainda o esforço do secretário Armando Batalha em buscar recursos junto ao governo federal, no PAC Cidades Históricas, para beneficiar o município nas áreas do Turismo e Cultural. “Estamos juntos com o governo do Estado e IPHAN com projetos que vão modificar a estrutura turística da cidade e fomentar a cultura”, disse ela referindo-se ao projetos encaminhados ao MINC por Armando Batalha.
Para Eloísa Galdino, da Secult, é primordial fazer com que cada sergipano tenha orgulho de sua cultura e do lugar em que mora. “Esta conferência tem uma simbologia muito grande: ela é fruto de um árduo processo de trabalho, iniciado em 2003. Estamos caminhando no sentido de consolidar a política cultural do Brasil e Sergipe está inserido nesse movimento. A PMSC e os agentes culturais não estão sozinhos nesta caminhada”, ressalta a secretária.
Dentre as muitas falas explanadas, a da vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes de Alencar, encantou os presentes pela concretude cultural e delicadeza. “Essa cidade querida tem peso enorme em meu coração. Logo que cheguei, fui recebida pelo mestre Jorge - conhecido como mestre do estandarte. Estamos aqui reunidos para fortalecer a cultura de pessoas como ele. Este é o momento de ouvir, juntar, fazer e organizar o saber cultural’, ressalta a ativista cultural.
Eixos Temáticos
Durante parte da manhã e no restante da tarde, a III Conferencia Municipal de Cultura de São Cristóvão se esmerou em debater e analisar as propostas e eleição de delegados à conferencia estadual, que será realizada no final de setembro. Destaque para as palestras iniciais proferidas pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a professora Aglaé Fontes e da ativista Maria José de Souza e Sousa.
1 – Implementação do Sistema Municipal de Cultura
Palestrante: Eloísa Galdino (SECULT)
2 – Produção Simbólica de Diversidade Cultural
Palestrante: Aglaé D’ávilla Fontes (FUNCAJU)
3 – Cidadania e Direitos Culturais
Palestrante: Ricardo de Abreu (UFS)
4 – Cultura e Desenvolvimento Econômico
Palestrante: Maria José de Souza e Sousa (PMSC)
5 – Educação Patrimonial
Palestrante: Kleckstane Farias Lucena (IPHAN)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Fonte:Infonet.com.br

Nenhum comentário: