terça-feira, 15 de outubro de 2013


15 de outubro de 2013

Acordei, com de costume por volta da 5 horas desta manhã e ao ligar o meu “nete”, pensei em produzir um texto para falar do dia do professor. Lembrei-me do dia 30 de março de 1978 quando, levado por José Edinaldo Pinto Fontes, fui apresentado aos seus alunos como sendo o seu substituto no ensino de Matemática. Que responsabilidade! Substituir aquele que ministrava para ele aulas de Matemática, Física, Química, Estatística, Metodologia E Processamento de Dados. O FERA da escola. Eu, recém aprovado para o curso de Engenharia Civil da UFS, sem uma única experiência em sala de aula. Foi demais! Para completar o impacto, lá encontrei a minha primeira Professora Nalmira Barroso, acompanhada por Maria José Santos (Saudosa D. Zézé), Josefa Lapa (Saudosa D. Zefa), Maria, Enilene Paixão, Ligia Nunes Paiva, Maria Silva, Hortência Bomfim, Nilma, Fátima, Gedalva, etc. Junto com elas, aprendi muito. A maioria já eram professoras da rede municipal e ali estavam se qualificando, aproveitando a oportunidade que o Colégio São Cristóvão, hoje Elisio Carmelo, lhes oferecia. Uma escola que despontava com a direção de Acácia Freire e com o respeito do governante que a criou, pelos professores que contratara. Diferente do que se vê nestes últimos tempos.
Ganhava-se pouco mais tínhamos o respeito e a consideração. Havia o reconhecimento pelo trabalho realizado pelo professor. Trabalho que evoluía a cada ano e que ganhou destaque sob a direção da saudosa Ana Maria Couto, quando os nossos alunos foram aprovados nos primeiros lugares no concurso do estado.
Fatos como esses tive, muitos nesses mais de trinta anos de ensino.
Apesar de tudo, repetiria tudo novamente por um único prazer pois, me orgulho de ser professor e ter as mãos sujas apenas do giz que usei para dividir com meus alunos os conhecimentos que recebi de meu amados professores.
PARABÉNS COLEGAS PROFESSORE!
Deixo aqui dois ditos populares:
SÓ COLHEMOS AQUILO QUE PLANTAMOS!
NÃO SE TIRA LEITE DE PEDRA!

Nenhum comentário: