quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A poluição dos nossos Rios

Moção de Apelo alerta para histórico de poluição
Na Moção, a deputada Maria Mendonça lembra que mesmo com a identificação desde 1958 de poluição do Rio Poxim ele tem sido uma das fontes de suprimento de água para Aracaju. “Todas as praias que recebem água do rio supracitado são consideradas impróprias para o banho e os vários bairros da capital sergipana que o rio percorre, os quais, na sua maioria não possuem uma rede de saneamento correta e, todos os dejetos que saem das casas, sejam eles, orgânicos ou artificiais são diretamente jogados neste.
Infraestrutura de saneamento precária em São Cristovão
A deputada alerta ainda que no trecho do rio que corta o município de São Cristóvão, toda a infraestrutura de saneamento é precária, principalmente em termos de rede de esgotos, de disposição de lixo e de coleta das águas pluviais e que nas comunidades Parque dos Faróis e Rosa Elze existem invasões (áreas de favelas) na faixa de domínio do rio, o que acentua ainda mais o problema da poluição.
Lixo e desmatamento
Na Moção a parlamentar lembra também do lixo nas margens do rio bem como, de plantas aquáticas em especial, o Junco e o Jacinto Aquático responsáveis por alterações substanciais no ambiente. “O desmatamento das margens e nascentes do rio em tela, a exploração irregular, o despejo de efluentes domésticos, industriais, agroindustriais e, sobretudo, a ocupação inadequada de seu entorno justificam a necessidade da adoção de políticas públicas, com o fito de combater tais problemas”, lamentou.
“Salve o Rio Poxim”
Por fim, para referendar a Moção de Apelo para adoção de políticas públicas para evitar a poluição do Rio Poxim a deputada citou que a sociedade civil, nno último dia 10 de novembro mais uma vez, se mobilizou em prol da causa em tela e, realizou a Campanha intitulada “Salve o Rio Poxim”, um evento em defesa de sua preservação e balneabilidade. “A grandiosidade da bandeira abraçada pelo movimento “Salve o Rio Poxim” que clama por obras de saneamento e construções de Estações de Tratamento de água e esgoto na região abrangida pelo mencionado rio”, concluiu.

Fonte:Blog do Claudio Nunes

Nenhum comentário: