quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cortejo abre programações culturais do Instituto Banese
Evento segue até o dia 29 deste mês com apresentações
(Foto: Arquivo Infonet)
Um cortejo realizado ao som de bandas de pífano por algumas ruas do centro histórico de Aracaju marcou na última sexta-feira, dia 1º de agosto, a abertura da programação idealizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o apoio do Museu da Gente Sergipana e Café da Gente, para comemorar o mês do Folclore.
Além de debates com mestres sergipanos e com gestores municipais de cultura, a programação contará ainda com oficina de Samba de Pareia com dona Nadir e Marizete da Mussuca, oficina de brincadeiras populares e apresentações de espetáculos de teatro e de dança, entre outros.
Na sexta-feira, turistas e moradores de Aracaju, entre os quais um grupo de estudantes de Dança da Universidade Federal de Sergipe, acompanhados pela professora Jussara da Silva, acompanharam o cortejo e elogiaram a programação. Esses estudantes, juntamente com a professora, farão parte de outra atividade da programação do Instituto Banese, denominada de ‘Agosto: mês das culturas da gente’. Eles ministrarão a oficina de brincadeiras populares, marcada para o dia 15 de agosto.
Entusiasmado com o evento, o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, destaca a importância do Museu da Gente Sergipana, fundado em 2011 pelo Banese, em parceria com o Governo do Estado, e que é hoje um dos pontos turísticos e culturais mais visitados de Aracaju. “Aberto durante todo o ano para receber a cultura de cada canto do Estado, o Museu da Gente vai além, ultrapassa seus muros, e leva a cultura da gente para a gente, onde ela estiver”, disse o diretor durante o cortejo de abertura das programações do Instituto.
Veja, a seguir, os próximos eventos que serão promovidos no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, dentro das programações do “Agosto: mês das culturas da gente”:
Dia 07/08 – Quinta-feira
09h – Roda de conversa: Dois dedos de prosa com mestres sergipanos
Participação: Grupos culturais de Lagarto (Parafusos, Ciranda de Roda, Batalhão de São João)
Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana (MGS)
Dia 08/08 - Sexta-feira
15h – Oficina de samba de pareia com Dona Nadir e Marizete da Mussuca
Local: Átrio do MGS
Dia 14 - Quinta-feira
09h – Roda de conversa: diversidade cultural nas cidades
Participação: Gestores municipais de cultura
Local: Auditório do MGS
Dia 15 - Sexta-feira
15h – Oficina de brincadeiras populares
Participação: Alunos do curso de Dança da Universidade Federal de Sergipe (PIBID)
Local: Átrio do MGS
Dia 22 - Sexta-feira
16h – Teatro ‘Folcloreando na terra dos cajus’ – Cia História Encena
Local: Átrio do MGS
Dia 29 - Sexta-feira
16h – Apresentação de dança ‘Caceteiras do mestre Rindu’ (São Cristóvão)
Local: Átrio do MGS
Fonte: Instituto Banese

Fonte: infonet. Com.br

Nenhum comentário: