sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Solenidade abre Jogos Universitários em Aracaju
Competição será realizada na capital até o dia 9 de novembro
Entrada da representante de Sergipe: festa dos anfitriões (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)
Estão oficialmente abertos os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Aracaju. Em solenidade realizada no Clube do Banese, na Coroa do Meio, na noite desta quinta-feira, 30, centenas de atletas do desporto universitário de vários estados, dirigentes e autoridades prestigiaram a abertura da competição, que se estenderá até o próximo dia 9 de novembro. Até o dia 2, a disputa se concentrará nas modalidades individuais. A partir da segunda, 3, terão início as competições dos esportes coletivos.
Com 11 modalidades que serão realizadas em várias praças esportivas, o JUBs trouxe a Aracaju 4500 pessoas entre atletas e comissão técnica. Na abertura desta quinta, várias autoridades marcaram presença – entre elas o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que destacou o potencial turístico do evento.  “Estamos recebendo na cidade mais de 4500 pessoas que irão impulsionar nossa economia, gerar diversas oportunidades e propagar Aracaju como um destino turístico espetacular".
Milhares de atletas de vários estados participam do evento
Outra presença foi a do ex-iatista e medalhista olímpico Lars Grael. Atual presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Lars destacou o crescimento do evento. “Sediar uma competição como essa é um marco histórico para Sergipe, e quem sabe o JUBs seja só o primeiro de vários eventos. Acompanho os Jogos desde 1999 e posso dizer que ele cresceu muito e está melhor a cada edição”. Já Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), realizadora da competição, destacou os benefícios que o evento trará para a capital sergipana.
“Primeiro, o público local terá a possibilidade de ver grandes atletas jogando diversas modalidades em uma competição semelhante a uma olimpíada. Depois, temos o impacto econômico, com cerca de R$ 7 milhões injetados diretamente na economia. E por fim temos o incremento na imagem da cidade, pois teremos aqui 4500 estudantes universitários que podem sair com opinião positiva sobre a capital”.
O judoca Gabriel Pinheiro: treinos intensos para os Jogos
Atletas
Apesar dos vistosos números do JUBs, nada superava outro ingrediente fundamental da competição: a expectativas dos atletas, protagonistas dos Jogos. O judoca pernambucano Gabriel Pinheiro, sétimo melhor do mundo em sua categoria, destacou que treinou pesado para estar em solo sergipano. “Vai ser meu primeiro JUBs, e sei que estou preparado. Estava concentrado com a seleção e cheguei ontem de um mundial, mas agora vou focar na competição”.
A nadadora sergipana Leila França tambem fará seu primeiro JUBs, e não escondeu sua animação com a estreia. “Eu estava parada há um tempo, mas voltei a treinar graças aos Jogos. ‘Desaposentei’ pela competição’”, brinca.
Por Igor Matheus

Fonte:infonet. com.br

Nenhum comentário: