terça-feira, 25 de novembro de 2014

Violência em Sergipe

São Cristóvão: taxa de homicídios cai em quase 45%
Outros crimes também tiveram expressiva redução na cidade
Diversas ações estão sendo desenvolvidas no intuitor de combater os crimes na cidade (Foto: divulgação PM)
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/1º BPCom), divulgou na manhã desta terça-feira, 25, um relatório estatístico mostrando uma redução no número de homicídios no município de São Cristóvão.

Os dados foram fornecidos pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e tiveram como parâmetro os meses de setembro e outubro de 2013, comparados com o mesmo período de 2014. Foram registrados, no ano passado nove crimes desta natureza, sendo cinco homicídios registrados no mesmo período deste ano.

Outros crimes que também tiveram expressiva redução no período analisado foram o de roubo a residência, com 12 registros em 2013 contra quatro ações registradas em 2014; furto de veículo, que caiu de quatro para duas ações registradas; e a contravenção de perturbação do trabalho e sossego alheios (som alto), com registro de 2.306 casos nos meses de setembro e outubro de 2013 contra 1.163, ou seja, quase 100% de redução.  
  
De acordo com o capitão Fábio Alcântara, que há 70 dias assumiu o comando da 1ª Cia/1º BPCom, estes bons resultados são frutos de uma série de ações e estratégias desencadeadas em prol da otimização da segurança pública no município. “Contamos com o incondicional apoio do Comando da Corporação e do Comando do Policiamento Militar da Capital, bem como das unidades especializadas da PM, a exemplo do Batalhão de Radiopatrulha, Batalhão de Choque e Comando de Operações Especiais; Grupamento Especial Tático de Motos, Pelotão Ambiental e Esquadrão de Polícia Montada, que enfatizam suas ações no Complexo Eduardo Gomes/Rosa Elze”, pontuou o capitão.

Segundo o subcomandante da 1ª Cia/1º BPCom, Tenente Fernando Costa, o trabalho da PM tem surtido um efeito positivo no controle da criminalidade. “Nas últimas semanas, percebemos uma significativa redução no número de ocorrências em nossa área de atuação, fruto das sucessivas operações realizadas em São Cristóvão”, declarou.

O oficial destacou a colaboração da população local para o sucesso das operações. “A última semana foi bastante tranquila, fruto do empenho dos nossos policiais e da participação da comunidade, que vem constantemente denunciando comportamentos suspeitos, ajudando, desta forma, a Polícia Militar a disseminar uma cultura de paz”, enfatizou o tenente Fernando Costa.

Parcerias

As ações preventivas e repressivas vêm ocorrendo com incomensurável apoio do Poder Judiciário do município e com a parceria da Polícia Civil, através da 6ª Delegacia Metropolitana, que tem à frente o delegado Joel Ferreira.

Foco

O objetivo das operações realizadas semanalmente é a redução constante dos índices de criminalidade na área de atuação da subunidade militar, com foco na apreensão de armas brancas e de fogo, bem como de entorpecentes e recaptura de foragidos do sistema prisional. “Todas as nossas atividades são planejadas com base nas informações colhidas junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que nos subsidiam em quais horários e locais devemos enfatizar nossa ações preventivas”, concluiu o tenente Fernando Costa.

Itaporanga D’ Ajuda

O próximo passo da subunidade é otimizar as ações preventivas no município de Itaporanga D’Ajuda, cujo policiamento ostensivo também é de responsabilidade da 1ª Cia/1º BPCom.
Fonte: PM/SE
Fonte:infonet. com.br

Nenhum comentário: