terça-feira, 14 de abril de 2015

Alunos estão sem merenda escolar em São Cristóvão

Alunos estão sem merenda escolar em São Cristóvão
Estudantes estariam utilizando merenda que restou de 2014
(Foto: Ilustração Infonet)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese) denuncia que as escolas da rede pública de São Cristóvão estão sem merenda escolar desde o início do ano. Segundo informações da sindicalista Osair dos Santos, a merenda escolar que estava sendo utilizada até agora faz parte do saldo dos alimentos fornecidos em 2014.
A situação ocorre nas escolas Escola Martinho de Oliveira Bravo, Lourival Batista, Colégio São Cristóvão e Escola Gina Franco. Em algumas, os alunos são obrigados a enfrentar a carga horária, sem o lanche.
“A carne tem, mas não tem como prepara-la, o arroz é pouco e açúcar também. Na tentativa de amenizar a situação e reduzir o tempo do aluno em sala de aula sem se alimentar, alguns professores liberavam os alunos antes dos horários, mas a prática resultou em ameaça para os profissionais”, denuncia Osair.
Falta estrutura
Professores e alunos também estariam tendo aula sob telhados com goteiras. “A Escola Martinho de Oliveira Bravo foi reformada há pouco tempo, mas já está apresentando problemas. Nesse período de chuva as goteiras molham as salas de aulas”, relata a sindicalista.
Licitação
O Secretário de Educação do Município de São Cristóvão, Mario Jorge Oliveira Silva, informou que ainda esta semana a merenda volta a ser fornecida. Esclarece que houve problema com o fornecimento de nove alimentos, pois empresas teriam desistido do processo. O secretário afirma também que a pouca merenda existente nas escolas faz parte do saldo do fornecimento de 2014.
“Temos o saldo do ano passado, mas nós já assinamos todos os contratos, tanto com os agricultores quanto com outros fornecedores. Ainda essa semana, a situação será resolvida. Houve nove produtos que estão ainda sem licitação, e por conta da falta dos produtos, os cardápios tiveram que ser refeitos”, explica Silva.
Por Eliene Andrade

Fonte:infonet.com.br

Nenhum comentário: