terça-feira, 19 de maio de 2015

Secult anuncia reformas em museus de Sergipe
Recursos serão usados para reforma e modernização dos museus
Recursos serão usados para reforma e modernização dos museus (Foto: divulgação)
Com o objetivo de discutir um acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Laranjeiras para a gestão de unidades museais, o secretário de Cultura Elber Batalha informou a liberação de recursos para a reforma e modernização dos museus do Estado. Além do secretário, participaram da reunião o assessor técnico da Secult, Irineu Fontes, o Prefeito de Laranjeiras, Juca Araújo, o Secretário de Planejamento de Laranjeiras, Paulo Leite e o Secretário de Cultura de Laranjeiras, Evanilson Calazans e a Coordenadora de Obras e Manutenção Predial da Secult, Juliana Mendonça.  Em pauta, a reestruturação física e administrativa das unidades museais existentes na cidade de Laranjeiras, que passarão, em breve, por reforma.  

Elber Batalha disse que conseguiu junto ao Governo do Estado que parte do recurso do empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projeto a ser desenvolvido pelo Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) seja destinado para a reforma e modernização dos museus sergipanos. “Nosso intuito é conduzir alterações físicas e, também, administrativas que permitam que os museus estejam aptos para a recepção dos que visitam Sergipe. Os museus dividem com os visitantes a nossa história e cultura. Reconhecer a importância deles é primordial para que possamos dar à cultura de Sergipe o tratamento respeitoso que merece", declara o gestor da Cultura no estado.

Para o coordenador geral do Prodetur, José Roberto de Lima Andrade, a reforma e modernização dos museus são de extrema importância para o turismo sergipano. “Serão destinados U$$ 1,5 mi para o trabalho com os museus sergipanos. A cultura é um instrumento de promoção turística. Na verdade, quando falamos de turismo, falamos de experiência. Esse é um dos maiores diferenciais de Sergipe. Sua história motiva viagens e os museus guardam essa história e cultura”, avalia.
 
Além da reforma física, o compromisso assumido pelos representantes da Secult e da Prefeitura de Laranjeiras, é fazer com que as unidades museais passem por reforma administrativa que permita a recepção dos seus visitantes. "Vai haver a celebração de convênio com o objetivo de ampliar o quadro de pessoal em exercício nos museus de Laranjeiras. A Prefeitura vai administrar a equipe operacional e o Governo, por meio da Secult, vai trabalhar a equipe técnica. Desta forma, conseguiremos a melhor prestação de serviços para a população", avalia o Prefeito de Laranjeiras, Juca Araújo.
Fonte: Secult

Fonte:Infonet. com.br

Nenhum comentário: