sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dez praias estão impróprias para banho em Sergipe
Período chuvoso tem um maior índice de contaminação das praias
Dez praias não apresentam condições adequadas para o banho na capital e no interior (Foto: Márcio Dantas)
De acordo com relatório semanal divulgado na manhã desta quinta-feira, 18, pela Gerência de Avaliação e Monitoramento Ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Geama/Adema), no período que vai do dia 18 a 24 de junho, dez praias sergipanas não apresentam condições adequadas para o banho. O fato se justifica pela chegada do Inverno, uma vez que no período chuvoso ocorre maior índice de contaminação das praias.
Conforme explica o gerente do Geama da Adema, Péricles Azevedo, diversos fatores incidem sobre condição que pode caracterizar um local como “impróprio” para banho.
“Uma diversidade de ocorrências pode influenciar na qualidade das águas, dentre elas: chuvas, ligações clandestinas de esgotos à rede de escoamento de águas pluviais, presença de animais no entorno, disposição inadequada de resíduos sólidos e regiões de grande adensamento urbano. O estudo para essa classificação leva em consideração os padrões de qualidade da água, definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da resolução 274/2000”, explicou Péricles.
Segundo ainda destaca, é no período chuvoso que a contaminação das águas das praias tem a perspectiva de aumentar. “As ligações clandestinas de esgotos, somadas ao carreamento de resíduos de origem doméstico/sanitário são feitos diretamente nas galerias pluviais, que por sua vez desemboca no mar ou em rios. Essa ocorrência é a principal razão da alteração da balneabilidade no período chuvoso”, justifica Péricles.
Locais impróprios
Segundo relatório da Adema, estão impróprias para banho, durante o período, as seguintes praias: praia do Bonanza (em frente ao Hotel Parque dos Coqueiros) – Aracaju; prainha de Neópolis (Rio São Francisco em frente a Orla) – Neópolis; praia de Atalaia Nova (em frente ao farol da barra) - Barra dos Coqueiros; praia do São Pedro Pescador (Rio Cotinguiba) – N, Srª de  Socorro; prainha de Propriá (Rio São Francisco) – Propriá; praia dos Artistas (Coroa do Meio em frente ao novo Farol) – Aracaju; prainha da Adutora (Rio São Francisco) – Telha; prainha do Areal, Rio Santa Maria/no povoado São José – Aracaju; praia do Bico do Pato, 13 de julho, (em frente ao Shopping Riomar) – Aracaju e prainha do povoado Saúde (Rio São Francisco) - Santana de São Francisco.
De acordo com o monitoramento, os demais 18 pontos (rios e praias) do estado de Sergipe estão liberados para banho e atividades esportivas. Você pode consultar a balneabilidade das praias sergipanas através do site da Adema:www.adema.se.gov.br.
Fonte: ASN

Nenhum comentário: