domingo, 15 de novembro de 2015

Belo Texto Para Reflexão

* Por Luis Alberto

Sobre a metodologia politica aplicada em todo Brasil e lamentavelmente em São Cristovão-SE.

O período colonial deixou diversas heranças negativas para a construção da cidadania após a independência , entre as quais se destacam:

- a escravidão em razão da qual grande parte da população brasileira não dispunha nem mesmo dos mais elementares direitos civis (sem falar dos políticos e sociais);
- o poder absoluto dos grandes proprietários dentro de suas fazendas, onde a lei não entrava: eles mesmos administravam a justiça, de acordo com seus interesses pessoais;
- um Estado (herdado dos portugueses) marcado por grande confusão entre o público e o privado.

Em Estados desse tipo, que Max Weber chama de PATRIMONIALISTAS, a atividade politica, como notou o sociólogo Simon Schwartzman é marcada pela associação com o governo. Em vez de exigir DIREITOS para todos, os GRUPOS, CLASSES ou INDIVÍDUOS apoiam o GOVERNO em troca de FAVORES PESSOAIS. Por exemplo, em lugar de se organizarem para exigir maior liberdade econômica para todos, os comerciantes tentam receber ajuda do GOVERNO PARA SI (empréstimos, perdão a dívidas, contratos lucrativos com o setor estatal, etc.), em troca de garantir seu apoio, financiando as campanhas eleitorais dos governantes.

Em um Estado moderno, em que predomina a democracia, os grupos, classes e indivíduos lutam para mudar as leis, que são as mesmas para todos. Em um Estado patrimonialista, em vez de lutar por direitos, os GRUPOS, CLASSES e INDIVÍDUOS pedem favores.

Lamentavelmente, esta é uma característica ainda presente em nossa politica Nacional, Estadual e municipal, por isso que o nosso sistema patrimonialista faz com que São Cristovão-SE sangre ao final de cada eleição.

Luis Alberto é Musico, Históriador,Professor da Rede Pública Estadual de Educação (SEED-SE), Fundador Estadual e Presidente Municipal do PSOL - (Partido Socialismo e Liberdade) do Município de São Cristóvão-SE.

Foi candidato a Prefeito de São Cristóvão-SE no pleito eleitoral de 2012 pelo PSOL obtendo 651 votos.

Nenhum comentário: