sábado, 5 de novembro de 2016

É Preciso Resgatar a Prática Esportiva e Atividade Física na Cidade

O incentivo ao esporte em São Cristóvão, nunca existiu, a verdade é essa.
O que é o incentivo ao esporte?
É incentivar as práticas esportivas e atividade física, coisa que nunca aconteceu, porque não fez parte da nossa cultura, de da pouca importância ao bem estar físico, é de longas datas que na cidade aquele que se dedicava a cuidadar do corpo, com treinamentos físicos, na concepção dos antigos, era um desocupado.
Muita coisa mudou no início da década de sessenta, com as idéias de Anísio Teixeira e a escola de tempo integral, com a educação física na grade escolar, isso em Salvador, que se espalhou por todo o nordeste, estas idéias de vanguarda até para os dias atuais.
Em São Cristóvão, com a instalação ginásio Paulo Sarasate.
Os colégios de São Cristóvão Paulo Sarasate e o Gaspar Lourenço, passaram a revelar talentos no futsal e handebol, e as participações nos jogos da primavera, que as equipes de São Cristóvão sempre brilhavam, a frente os lendários professores Carlão e Elmo.
Mas tudo ficou para trás, a cidade não avançou, o pior regrediu.
Hoje não temos espaços adequados para a prática da atividade física, as escolas já não revelam talentos, um ou outro por contra própria, ou grupo por força da vontade, como assim aconteceu com alunos do colégio estadual Elísio Carmelo.
Mas o que queremos é uma cidade que tenha em seu dia-a-dia sa prática da atividade física como instrumento de transformação de qualidade de vida, de socialização.
A cultura da atividade física, se adquiri com o estímulo, com locais adequados, e profissionais comprometidos com a proposta de transformar.

GM Fábio André
Profissional em educação física
CREF 000060-SE
Coordenador do centro de treinamento da guarda municipal de Aracaju.
Membro do comitê de políticas públicas para juventude de Aracaju.

Nenhum comentário: