sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Fim das Festividades

Bom, essa semana se comemorou o aniversário da chancela da praça São Francisco de patrimônio da humanidade, foi muita festa, muita comemoração, muitas palestras, mas o que ficou mesmo foi o sentimento de que poderia ter sido melhor, ou poderíamos ter evoluído com essa chancela, o que não aconteceu.
O título na verdade , contribuiu para que se fosse debates sobre a praça, a cidade e sua população, o que é bom, ou o que foi muito bom, quanto mais falarmos, debatermos, melhor, demonstra a importância que todos Ainda dispensam a esse tema.
O título, ou um título sempre bom e nessa magnitude então, mas não conseguimos Ainda fazer com que a população seja parceiro nesta impreitada na preservação, pelo contrário hoje a população faz pouco caso, não percebe o valor da nossa praça, dos nossos monumentos, tudo por conta de uma fiscalização dura é desproporcional feita durante anos, e cheia de insensibilidade por parte do IPHAN , que tem no quadro da sua equipe, ou sempre teve pessoas que nunca conheceram nossa realidade.
A população precisa ser parceira, conhecer nossa história, a importância de cada lugar desta cidade, usando os nossos historiadores, não para fazer marketing pessoal, mas para ensinar mesmo, passar conhecimento.
A nossa história é pouco divulgada, poucas pessoas se prestam a ensinar, a valorizar, a rica história dessa cidade!!
A cidade precisa ser infestada de cultura, de filosofia, de boas práticas, de boas musicas, de bons pensamentos, o nosso potencial é bem maior que a pequinês de alguns que só pensam na ribalta.
A riqueza da nossa praça, ultrapassa as nossas fronteiras, o reconhecimento não é por parte dos nativos, mas vem das mais altas autoridades no assunto, um valor imensurável, que a mesquinharia local não tem poder de dano algum.
É viva a Praça São Francisco, viva a São Cristóvão!!

Nenhum comentário: