Roda de Leitura homenageia o escritor Dalton Trevisan Os amantes da leitura têm um encontro marcado na próxima terça-feira, 8. S...
Roda de Leitura homenageia o escritor Dalton Trevisan

Os amantes da leitura têm um encontro marcado na próxima terça-feira, 8. Será no Instituto Dom Luciano Duarte (IDLD), às 9h, em mais uma edição do projeto ‘Roda de Leitura’. A primeira Roda de Leitura do mês de maio homenageará o escritor curitibano Dalton Trevisan, o maior mestre brasileiro em contos.
Sob mediação de Maruze Reis e Antônio Carlos Viana, os participantes irão debater sobre as obras de Trevisan, entre elas ‘Seus Cotos Preferidos’ e ‘Desgracida’. As Rodas de Leitura têm como objetivo estimular o gosto pela literatura através de leituras mediadas, que fazem com que o público reflita sobre o trabalho de determinado escritor e sobre aquilo que escreve.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler, e acontece duas vezes por mês com entrada gratuita.
Sobre o autor
Nascido em 14 de junho de 1925, Dalton Jérson Trevisan sempre foi enigmático. Quando ainda era estudante de Direito, costumava lançar seus contos em modestíssimos folhetos. Em 1945 estreou-se com um livro de qualidade incomum, 'Sonata ao Luar', e, no ano seguinte, publicou 'Sete Anos de Pastor'. Entre 1946 e 1948, editou a revista Joaquim, "uma homenagem a todos os Joaquins do Brasil".
Escreveu, entre outros contos, 'Cemitério de Elefantes', também ganhador do Jabuti e do Prêmio Fernando Chinaglia, da União Brasileira dos Escritores, 'Noites de Amor em Granada e Morte na praça', que recebeu o Prêmio Luís Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil. 'Guerra conjugal', um de seus livros, foi transformado em filme em 1975. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas como espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e sueco, demonstrando a grande força que este intelectual brasileiro obteve por todo o mundo.
Por Nara Barreto, estagiária da Ascom/Secult
Jornalista responsável: Maira Andrade
Fonte:Laranjeiras.com
Jornalista responsável: Maira Andrade
Fonte:Laranjeiras.com
COMENTÁRIOS