Estrela semelhante a de Davi, no centro do cruzeiro, Uma das formas de marcar presença judaica em construções. Segundo a histo...
Segundo a historiadora Anita Novisky, a população nordestina, de raízes profundas na civilização do nordeste, na sua grande maioria esmagadora, cerca de 80% dos habitantes da região a muitas gerações, com toda a certeza tem origem genealógica judaica.
Isso por conta da colonização que foi composta predominantemente por CRISTÃOS-NOVOS, esse é o caso de Sergipe, que na época da colonização, e no seu auge tinha no seu comando a dúplice coroa, a união Ibérica entre Portugal e Espanha, com um só rei Felipe II.
Mas o que a historiadora coloca sempre, é a questão de sempre se observar, que o cristão-novo mesmo abraçando publicamente outra religião, para sobreviver, sempre que podia expressar mesmo que quase imperceptível, eles expressavam, seja nas músicas, nos costumes, e em construções.
Temos alguns costumes no nordeste que são custumes judaicos e não sabemos, a exemplo de não apontar para as estrelas, o chapéu de couro sertanejo que segundo pesquisadores do assunto, é o kippar disfarçado, e colocar estrelas semelhantes a de Davi que tem seis pontas, ou com cinco, o que foi uma forma de não chamar a atenção em tempos de inquisição, nas construções, os judeus deixavam imagens subliminar para mostrar a outros judeus, que foi um judeu quem fez, isso você pode ver no documentário a estrela oculta do sertão de Elaine Eiger e Luize Valente.
Na praça São Francisco (que é patrimônio da humanidade) temos um exemplo, no cruzeiro tem lá, bem claro, e imperceptível para muitos, mas consegui identificar a estrela semelhante a de Davi em meio a outros símbolos já que estrelas não era comum nesse período, demostrando que o artista principal era judeu, ou toda sua equipe.
A riqueza histórica desse lugar, é muito importante para a história, e cultura do país, estrela não era algo comum em construções católicas, justamente para não evidenciar o símbolo judaico que é a estrela de Davi.
Uma visita a esse local já vale uma viajem inteira.
Fábio André
Referências"Os judeus que construíram o Brasil" Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneida
Ribeiro, Lina Gorenstein
YouTube https://youtu.be/gM53ECPiMkg
COMENTÁRIOS