Barão de Maruim, o inimigo de São Cristovão A mudança da capital, foi uma das maiores armações politicas que já existiu não só em Sergipe,...
![]() |
Barão de Maruim, o inimigo de São Cristovão |
A mudança da capital, foi uma das maiores armações politicas que já existiu não só em Sergipe, mas no Brasil.
O Barão de Maruim, sujeito conhecido por sua ambição, a onde foi casado por três vezes, todos por interesse, e o terceiro casamento foi com a irmã de Paulino José Soares de Souza, o Visconde do Uruguai, que foi quem indicou Inácio Barbosa para ser o presidente da província de Sergipe, e foi o executor do plano sórdido do Barão de Maruim, de vender as suas terras a província, e transforma-las na capital, mesmo essas terras sendo a sua grande maioria mangue.
O Barão que era naquela época o maior proprietário de terras da província, e seus casamentos agregaram anda mais a sua já grande fortuna, o seu poder de influencia era grande, como as suas praticas questionáveis.
O grande prejudicado foi o povo de São Cristovão e região, que perdeu não só o status de capital, mas o poder econômico, que circulava na cidade, e agora foi para a pantanosa Santo Antônio do Aracaju.
Com a mudança o ardiloso Barão de Maruim, além de lucrar desmoralizou todos contrários a mudança, a vitima mais famosa foi o João Nepomuceno Borges o João Bebe Água, que lhe foi colocada a má fama de bebum, quando na verdade João passava longe disso, já que segundo o historiador Adailton Andrade, ele foi juiz de paz, foi vereador, e membro da irmandade da igreja do Amparo dos Homens Pardos, que jamais um homem dado a cachaça seria.
A mudança da capital completa 168 anos da maior armação politica e econômica da historia de Sergipe, que foi contestada até pelo Imperador D. PedroII quando visitou São Cristovão, que disse não concordar com a mudança.
É por essas e outras que os sancristovenses não tem nada a comemorar no dia do aniversario de Aracaju, pelo contrario, temos a lamentar a mudança e a forma leviana que aconteceu.
A política em Sergipe como no Brasil sempre prevaleceu e prevalece os interesses particulares em detrimento dos interesses do povo sergipano e brasileiro! Pois esta sempre foi entre nos um jogo, geralmente sujo onde quem sempre ganharam foram os malandros e os sem-vergonhas!
Excluir