Se você caminhar nas ruas de São Cristovão, ou mais precisamente no centro histórico, depois das 19 horas, vai perceber que a cidade aos p...
Se você caminhar nas ruas de São Cristovão, ou mais precisamente no centro histórico, depois das 19 horas, vai perceber que a cidade aos poucos, depois desse horário vai se tornando um imenso deserto, isso mesmo.
Moramos em uma cidade que ainda podemos dizer ser interior, mas o modo de vida está se nivelando as metrópoles, ou seja as pessoas se trancam em suas casas, em seus círculos, Deixando as interações interpessoais de lado.
O que víamos antes, eram pessoas sentadas nas portas, conversando, trocando informações, conhecimentos, fortalecimento de amizades, formação de famílias...
Hoje a modernidade, que nos deixa cada vez mais próximos das informações, mas longe do afeto, do apreço, do sentimento de amizade, de uma relação mais solida com outras pessoas.
As ruas de São Cristovão precisa voltar ao seus momentos de vida, de conversa, de contatos, o centro histórico hoje, comparando com outras épocas, esta esvaziado, e isso não foi atoa, a cidade sofreu mais de 50 anos de descaso, com gestão que nenhum lugar civilizado merece, com falta d'água, ruas com ilumina precária, com falta de calçamento, violência desenfreada, sem espaços para o lazer, um verdadeiro caos.
E virou um costume em São Cristovão, ser politico e não morar na cidade, ter cargo publico, e não morar na cidade, viver da cidade, mas não morar na cidade, se a cidade não serve para morar, também não poderia servir para trabalhar, deixa os poucos empregos para os que querem morar na cidade, mas na pratica não é bem assim, quantos vereadores que você conhece que moram em São Cristovão?
Até o deputado estadual mora em São Cristovão, porque outros políticos que tem a cidade como base, não pode morar aqui?
Tudo isso colaborou para o esvaziamento do centro histórico, que aos poucos esta retornando a sua vida, mas bem tímida essa recuperação, as ruas de São Cristovão sempre estiveram cheias de vida, com cadeiras nas portas, crianças brincando, gente pra lá e pra cá, hoje precisamos retornar a isso outra vez.
COMENTÁRIOS