MANEQUITO DO BAR NA PRAIA DE ATALAIA, FEZ HISTÓRIA
HomePublicaçãoHistória

MANEQUITO DO BAR NA PRAIA DE ATALAIA, FEZ HISTÓRIA

Manequito: figura carismática da Atalaia   30 de março de 2020 Manequito, preparando-se para serir mais uma dose da sab...

GETÚLIO VARGAS EM SÃO CRISTÓVÃO
SÃO CRISTÓVÃO ANTIGA, ARQUIVO DO PROFESSOR ROBERTO SILVA
FOTOS ANTIGAS, 26° FASC
MANEQUITO DO BAR NA PRAIA DE ATALAIA, FEZ HISTÓRIA

Manequito: figura carismática da Atalaia

Manequito, preparando-se para serir mais uma dose da saborosa "batida"
“Bar, estranho bar!” pode bem dizer qualquer pessoa ao chegar ao Bar do Manequito, na orla da Atalaia, quase vizinho ao Tropeiro. Nada de estranho. Antes assim, conservando sua estrutura antiga, com esteiras nas paredes e lugar de fazer xixi no mato. Um bar não muito arrumado.Tem pouca gente, mas uma gente especial: os jovens de ideias altas, poetas, músicos, jornalistas, encontro da marginália poética da cidade.
Quem quer gente demais? Tragam o cardápio! Temos batidas de frutos naturais: maracujá, limão, mangaba, jenipapo, umbu, tamarindo, alecrim, cajá e outras”.
Ao pedir a especialidade da casa, descobre-se que o lugar é muito agradável. Lá, a presença de um simpático senhor, conhecido por todos como Manequito, coloca um certo encanto no ambiente. Lá, misturam-se as frutas com ótimos resultados, anestesiando as gengivas!
Noite de festa
Manequito com a sua amada Maria dos Prazeres
Naquela noite, o bar estava em festa. Seus frequentadores faziam uma homenagem ao seu proprietário. Uma panela de caruru por conta dos promotores e as batidas na conta de cada um.
Um momento especial, merecedor do devido registro. Afinal, são poucos os indivíduos especiais que projetam a noite. Manequito é um deles. Uma pessoa simples: tirador de coco, pescador, dono de bar desde o tempo em que chegou bem próximo na beira do mar e instalou seu barzinho para vender “casca de pau” para os companheiros de pescaria. Ele conta que, no princípio, eram três bares na praia de Atalaia. Não tinha cais nem asfalto, só areia e muita conversa de pescador.
Manequito prestou serviço no tempo da Segunda Guerra. Trabalhador de descascar três mil por dia. Um pescador antigo, bem querido pelos colegas. Um homem que tem um pé… enorme! Mais coisas? Fundador e primeiro presidente da Associação de Barraqueiros da Atalaia.
Concurso internacional
“O Rei das Batidas” conquistou troféu em concurso internacional. Mas mora no próprio bar, sempre de olho no seu patrimônio, os tentadores litros das suas famosas batidas!
Na família, faz tudo para as duas filhas de criação. Vive uma vida tranquila, cuida direitinho das meninas e ainda sobra tempo para curtir o amor. Fala bem disso, dá provas na frente da câmara fotográfica. Se comove ao falar da sua Maria dos Prazeres. Vive uma fase de forte paixão com todo o vigor de um casal em plena lua-de-mel.
A grande riqueza do Manequito, que moldura o quadro de sua vida, é a sua convivência na noite com a juventude. É o seu carisma. Isso qualquer pessoa pode ir, numa noite de sexta ou sábado, comprovar.
Jovens sem dinheiro
“O cara sempre está atualizado, numa boa”. Manequito abriu o espaço do seu bar para os jovens sem dinheiro, que não podiam pagar bebidas caras. Desde então, convive com adolescentes de várias gerações.
Seu estranho bar, perdido entre os outros de bonitas e atuais fachadas, está integrado à vida noturna da Atalaia. Enquanto vida tiver, garante-nos que será assim. “Um modesto bar”, que não aparenta nada por fora mas que, dentro, muito calor humano está presente.
Manequito não amadurece, rejuvenesce. Não pintou os cabelos, nem incrementou as roupas. Ostenta apenas um chapéu, que orgulhosamente diz que é de “capitalista”.
Depoimentos dos amigos
Manequito: Brigou aqui, coloco para fora, não quero conversa

Para o músico Antônio Alvino Argolo, Manequito é uma figura muito alegre e que traz muita alegria para a noite sergipana. A atriz Valquíria Sandes considera Manequito uma pessoa tão maravilhosa que, para ela, continua sendo um eterno jovem. Nem se lembra mais do tempo que começou a frequentar aquele bar. “Quando chego aqui, sinto uma atração diferente”.
O presidente da Associação Sergipana de Imprensa, jornalista Elito Vasconcelos, acha que Manequito representa a história da vida noturna de Aracaju, sendo a própria história da praia de Atalaia. “Foi ele quem fundou, criou e consolidou a vida noturna na Atalaia. Ele viu, observou, acompanhou e sobrevive a todos os momentos da vida aqui na praia. Aqui sempre foi o ponto de encontro de intelectuais, jornalistas, poetas, de artistas, da marginália da sociedade sergipana. Por isso, Manequito é a própria história contemporânea da vida de Aracaju”.
O jornalista Vilson de Souza chegou a Aracaju há dez anos e parou no Manequito para provar a tão famosa batida. Continua até hoje parando por lá nos fins de semana. Ele informa que, em Salvador, no Rio Vermelho, existe um bar do gênero, porém muito bem explorado turisticamente. A grande diferença é que lá não tem a figura do Manequito, com as histórias da Segunda Guerra, da qual participou. “Manequito é um patrimônio ainda não explorado da noite de Aracaju”.
Colega de guerra
Gerson Rocha é um contemporâneo de Manequito. Um herói de guerra como ele. “Manequito na noite, na Atalaia: quando não existia ninguém, existia o Manequito”.
Carlos Silva Barreto, apelidado de “Berlota”, considera Manequito um herói, um pai, o “Polícia das Antilhas”. Berlota, como gosta de ser chamado, levou flores para o Manequito: “Essas rosas estou trazendo para o senhor! São do meu planeta. Representam uma fase do sol, da lua, do tempo, do grande astral que é Manequito”. “Obrigado pelo carinho”, responde Manequito.
Depoimento de Hildson Andrade Cruz: “É uma das mais fiéis tradições em Sergipe, sempre preservando sua origem”. De Marta Oliveira Santos: “Uma pessoa que não cedeu às mudanças. A figura mais tradicional da Atalaia. O público que frequenta o seu bar é cativo, pois é de pessoas que gostam do Manequito, do seu modo de ser”. Clô Silva: “Quando comecei a frequentar o bar era guria. Agora estou sabendo da importância do Manequito na noite da cidade. O espaço do seu bar é uma descoberta de identificação de uma etapa da vida de todo o ser humano, que é a adolescência”.
Rosa Angélica: “Manequito é um amigo. Uma figura humana admirável”.
Maria dos Prazeres, a companheira de Manequito: “A homenagem de hoje, que fazem ao meu querido Manequito, me emociona. Só sinto saudades da minha mãe, nesse momento. Ela ficaria orgulhosa do Mané”.
Manequito se abre
“Meu nome é Saltro dos Santos. Nasci no dia 25 de setembro de 1919. Meus pais: Joventino Bispo dos Santos e Maria Leobina de Jesus. Eram pescadores e trabalhavam em negócio de coqueiral. Nasci aqui mesmo na Atalaia. Segui a profissão dos meus pais: a vida de tirador de coco e de pescador. Era um profissional imbatível, trabalhava desde menino. Tirava coco de gancho e descascava três mil cocos por dia”.
Manequito e a mulher de sua vida
“Na Segunda Guerra, fui guarda costeiro, mandado pela polícia para prestar serviços aqui na praia, reparando os acontecimentos que tinham por aqui. Eu levava o pessoal para o Cemitério dos Náufragos.
Resgate de corpos
Pegava na praia os corpos dos náufragos, botava nas costas e levava para o cemitério. Ficava noite e dia patrulhando a praia na procura dos submarinos. Se avistasse, informava para a polícia”.
“Filhos, tenho de criação: Ângela e Telma. Moro com a minha namorada, Maria dos Prazeres, no meu bar. Quando eu montei esse barzinho aqui, só tinham três bares. Os veteranos, meus amigos, saíram mas eu aguentei até agora. Meu bar foi montado no ano de 1954. Estava trabalhando aqui e armei o barraco lá na frente. Hoje já é água no lugar em que montei o bar”.
“Depois veio o cais, o passeio e tudo isso. Depois a construção do prédio que é hoje o Tropeiro, iniciado na primeira campanha do Dr. Leandro, que iniciou a obra e Luiz Garcia terminou”.
Casca de pau
“No meu primeiro bar, eu vendia cachaça ‘casca de pau’. Meu bar sempre foi cheio. Os pescadores frequentavam para as suas conversas. O pescador quando vinha pescar tomava uma chamada e depois contava o que via na praia; tomando uma e outra passava para a gente. Quando chegou o cais, Dr. Leandro fez a gente arrancar o bar e eu passei mais para cá. Chegou a rodagem de piçarra e meu bar foi afastado mais uma vez. Quando passou o asfalto, mandaram eu arrancar e me afastei. Foi aí que me prometeram que eu não sairia mais, pois já tinha saído uma porção de vezes. Tenho 60 anos de praia, calculando a idade, pois estou com 71 anos”.
“A juventude chegou perto de mim, pois estudante não tinha dinheiro: não podia beber cerveja. Não podia chegar em outro bar e pedir uma outra coisa. Só tinha que procurar a mim, pois vendia batidas e que era barato. Se tivesse dinheiro bebia e, se não tivesse, bebia também”.
Sem brigas
“Com os jovens de agora a coisa está diferente. Não é como os jovens de antigamente. A gente trabalhava na sinceridade, os jovens de agora trabalham na malandragem e isso prejudica a gente. Brigou aqui, coloco para fora, não quero conversa”.
“Aprendi a fazer batida com os mais velhos, pegando instruções com aqueles senhores de idade. A batida mais famosa? Aliás a de maracujá, tamarindo, limão, alecrim, mangaba, jurema, tudo. Tanto passo a noite toda com uma turma brincando, como passo com uma só batida na mesa.
(Publicado no Jornal da Cidade, em 15.10.1990 e no livro “Oxente Essa é a Nossa Gente”, do jornalista Osmário Santos).



Designed by Sneeit.Com
Nome

100 vergonhas,2,A IDADE DAS TREVAS,1,ação social,3,Acidente,1,Acontecimentos,1,Agradecimentos,4,Agricultura,1,água,1,Antiga,3,Antigas,77,ao vivo,5,arte,1,Artes,194,Artigos,14,As Grandes Transformações da Cidade,1,assistência social,1,Atenção,1,avisa,1,Aviso,27,Beleza,1,Bloco a Molekada,2,Bloco A Porta,2,Bloco Acarajé e CIA,1,Bloco Amigos da Vila Nova,2,Bloco as Piranhas,1,Bloco dos Filhos de Deus,1,Bloco Os Bakaninhas,2,Bloco Pirilampos,1,Bloco União,1,Bloquinhos,6,café com palavra,1,Campanha,4,Carnaval 2012,89,Carnaval 2013,10,Carnaval 2014,2,carnaval 2020,16,Carnaval 2023,1,Carnaval 2024,3,Carnaval dos Carnavais,6,Charge,11,Ciclismo,1,Cidadania,17,Cidade,696,Classificados,3,Clima,16,codade,1,Coemercial,1,Coisas de São Cristovão,1,Colunista,60,Com,2,Comen,2,Coment,2,Comenta,3,Comentar,1,Comentario,809,Comentário,511,Comentários,12,Comer,2,Comercial,428,comércio,1,Cometarios,428,Comunicado,6,Concurso,6,Contato,1,convite,15,Copa Cidade Mãe de Futsal,1,Cormercial,1,Cotidiano,1,Cultura,437,Cultura Popular,21,Curiosidades,2,Cursos,1,Decisão,1,Denun,1,Denuncia,105,Destaque 2011,13,Dialogos de calçada,5,Diálogos de Calçada,5,Dica,1,Direito do Consumidor,15,DISTRITO INDUSTRIAL DE SÃO CRISTÓVÃO,1,do pão,1,Documentario,1,Drogas,1,Economia,33,Edu,1,Eduacação,12,Educação,106,Eleição,1,Eleição 2022,1,Eleiçãos 2022,3,Eleições 2012,35,eleições 2020,1,Eleições 2022,7,Eleições 20222,1,Eleições 2024,1,Emprego,2,esclarecimentos,1,Esporte,224,Esportes,118,Estatística,1,Evento,7,Eventos,132,F,1,fake news,6,fakenews,1,FASC,8,FASC 2019,29,FASC 2022,9,FASC 2023,9,Fasc 2024,3,Fato ou fake,1,Festa,75,Flamigos,2,Fotos do Carnaval 2011,22,Frases,1,Gente,7,H,1,Habitação,1,His,1,Historia,134,História,52,historica,1,HISTÓRICA,1,Homenagem,5,Homenagens,24,Homens,1,http://www.blogger.com/img/blank.gif,1,Hum,1,Humanitario,1,Humor,582,Imagem,3,Imagens Antigas,5,Interessantes,1,João bebe Todas,2,Jornais,1,justiça,1,Kaio Alex,1,Lazer,1,Leitores,3,lembranças,1,Lenda de São Cristovão,1,Limpeza Publica,1,Literatura,2,live,13,loteria,1,Manifes,1,Manifestação,51,Marketing,1,Meio ambiente,4,Meio Ambiênte,19,Melhore,1,Melhores do Ano,17,Memoria,1,Meu olhar,10,Morde Fronha,6,Movimento,2,MS RESPONDE,8,Mundo,1,Musica,12,música,1,Natureza,9,negócios,2,Nota,20,Nota de falecimento,13,Notícias,3,Novidade,1,O cara,1,O cara da fila,15,O Cara da fila do pão,201,O Major,1,obras,2,Opinião,21,Outras,38,P,1,Patrimonio da Humanidade,99,patrimônio da humanidade,11,Pausa Cultural,1,Pergunta,1,Periodo das Trevas,1,personalidade,174,pessoalidade,1,Plantão de Noticias,13,Poesia,11,Poli,1,Polícia,1,Politica,593,Política,129,Politicando,2,Político,1,PONTO DE REFLEXÃO,1,Povoados,2,Projeto Social,1,Protesto,58,Publ,1,Pública,1,Publicação,892,Publicação esporte,1,Publicação nota,1,publicações,3,Publicidade,3,Publicy,1,Reflexão,1,Rel,1,Relig,1,Religião,318,Relíquias,7,Resposta,5,Revolta,1,Roberto Silva,1,salário,1,saudade,1,Saude,47,Saúde,131,Segurança Publica,5,Selo de qualidade,1,Sergipanidade,2,Sergipe,1,serviços,1,Serviços Publicos,3,Serviços Públicos,1,Sextou,4,show,1,Solidariedade,1,Tecnologia,1,Tempo,1,Texto,3,Tra,1,tragédia,1,Transito,150,Trânsito,6,Transporte Publico,28,Transporte público,1,Turismo,82,utilidade,1,Utilidade Publica,3,v,1,Vi,2,Video,6,vídeo,13,Videos,118,Vídeos,9,Violencia,142,Violência,517,Vou te contar,7,
ltr
item
COISAS DE SÃO CRISTOVÃO: MANEQUITO DO BAR NA PRAIA DE ATALAIA, FEZ HISTÓRIA
MANEQUITO DO BAR NA PRAIA DE ATALAIA, FEZ HISTÓRIA
https://www.destaquenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/03/manequito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHxQoWWOxxBymqRzp2LSAZ6xMyGYG7lqvJaa0DFPcnpIoHHseOCRYo8XnEW3zbE6_hoQg1ZWpuVa5TIaLCRGgMerJvJXnHV11sWMEwWAmPhKqnTdSeJ6Unb1OwtyqGKOAI_o5-eggY_JO3/s72-c/Screenshot_20200331-185512.png
COISAS DE SÃO CRISTOVÃO
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/2020/03/manequito-do-bar-na-praia-de-atalaia.html
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/2020/03/manequito-do-bar-na-praia-de-atalaia.html
false
828505119608619844
UTF-8
Abrir todas as postagens Not found any posts VER TUDO! Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS Ver tudo! RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content